Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos, porque a história de nossos políticos pode causar deficiência moral irreversível.
Este espaço se resume
, principalmente, à vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem
punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que
engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida
pública.


OPINIÕES PESSOAIS

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

MENTIROSO PROFISSIONAL e suas características

 

A revista Scientific American mencionou  o trabalho de uma equipe de pesquisadores liderados pelo psicólogo holandês Aldert Vrij, da Universidade de Portsmouth, que listou 18 características típicas de mentirosos convincentes.



Muitas mentiras são invencionices contadas por mentirosos compulsivos.  

 
 
 
A mentira pode trazer alguma vantagem. E todos já mentimos ao menos uma vez, principalmente para evitar uma situação desagradável, por exemplo.   Mas isso não nos torna um mentiroso contumaz.  Aquele mentiroso que insiste numa vida ou imagem mentirosa, que vive da mentira, e sem ela não consegue sobreviver.  
 
 
 
Como identificar o mentiroso,
quando ele é um mentiroso compusivo,
ou um mentiroso profissional:
 
 
1 -  Querem ser o centro das atenções de todos que estão à sua volta. A fim de conseguir isso e manter sua popularidade em alta, passam  a construir uma imagem  (falsa) de si mesmos, usando mentiras . São mentiras que se tornam parte de suas personalidades.
 
 
2 -  Contadores de histórias : para se sentirem superiores aos demais contam histórias de sua bravura, popularidade e grandes feitos.  Ao inventarem grandes histórias sobre si mesmos, correm o grande risco de um dia a verdade vir à tona e sua verdadeira imagem  ser  "descoberta", fazendo-os perder  o encanto e se tornarem pessoas com pouca credibilidade.
 
 
3 -  O mentiroso compulsivo acaba ficando preso naquela teia de mentiras, pois  precisará inventar outras histórias para cobrir as anteriores.  Outra característica é se escusar de qualquer culpa ou responsabilidade.
 
 
4 - Para manter a falsa grandiosidade criada,  é preciso repetir sempre a mesma histórinha por diversas vezes, a repetição  passando a ser parte integrante do seu comportamento.  Sem contar que a quantidade de mentiras, uma para justificar  ou complementar  a  outra, pode provocar o risco de uma pessoa se perder no emaranhado criado e se desdizer um dia, sendo necessário que tenha excelente memória.  
 
 
"Cada vez que se repete a mesma mentira,
o conceito básico irá permanecer,
 ...."
.
 
 
 
5 -  Um dos principais motivos de um sujeito se tornar um mentirosos compulsivo é a baixa auto-estima. Ele precisa, portanto, inventar o que não é verdadeiro para cobrir seucomplexo de inferioridade . A mentira o faz se sentir importante e a tapeação o torna apreciado.
 
 
8 - Geralmente pessoas dependentes (de qualquer coisa como jogos ou drogas, por exemplo) apresentam os sintomas de um mentiroso profissional ou contumaz.  Podem mentir para escapar de situações difíceis, sair de problemas financeiros ou esconder a verdade sobre si da família, amigos ou até de si mesmos. Outra característica de um mentiroso profissional é o  seu conhecido "transtorno bipolar", que os faz sofrerem mudanças  de humor.
 
 
9 - Pessoas incapazes de enfrentar a verdade, ou estão vivendo a negação de uma realidade inaceitável, ou são verdadeiros mentirosos compulsivos. 
 

 
"A mentira patológica acomete pessoas com transtornos de personalidade narcisista,
histriônica (excesso de emotividade e busca de atenção)
e anti-social."
 
 
 
Essas características são notadas a partir de observações criteriosas, e quando tratadas prematuramente, diminuem o risco de evolução da DOENÇA.
 
 
Outras características:
- São manipuladores. 
- Bons atores.
- Conseguem se expressar bem.
- São espontâneos.
Se mostram confiantes enquanto mentem.
- Têm bastante experiência em mentir. 
- Conseguem esconder facilmente as emoções.
- São eloquentes.
- Criativos.
-  Sabem improvisar .
- Pensam rápido.
- Imitam pessoas honestas. 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário