Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos, porque a história de nossos políticos pode causar deficiência moral irreversível.
Este espaço se resume
, principalmente, à vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem
punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que
engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida
pública.


OPINIÕES PESSOAIS

quarta-feira, 21 de maio de 2014

“QUANDO VEJO AS BARBAS DO VIZINHO PEGAR FOGO PONHO AS MINHAS DE MOLHO”.

 
Victor Leonardo da Silva Chaves
 
 
Juiz Eugênio Rosa de Andrade RESPONSABILIDADE E SOLIDARIEDADE SOCIAL
 
1.       O ditado popular diz: “QUANDO VEJO AS BARBAS DO VIZINHO PEGAR FOGO PONHO AS MINHAS DE MOLHO”. Isto significa “precaução”.  Mais correto seria tentarmos socorrer esse vizinho e isso seria “SOLIDARIEDADE”.
 
2.       A falta de solidariedade para com próximo pode muitas vezes levar-nos para o mesmo caminho e, quando despertarmos, já será tarde demais. Não podemos ficar omissos quando alguém sofre perseguição, discriminação, preconceito. Amanhã, esse perseguidor, discriminador, preconceituoso poderá volver sua peçonha contra nós. O que ele está fazendo com outro, fa-lo-á também conosco. È uma questão de tempo. Apoiamo-nos nas quatro citações abaixo transcritas. Ordem cronológica pelo ano de nascimento do autor.
 
 
Pastor Martin Niemöller (1892 —1984). "Quando os nazis levaram os comunistas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era comunista. Quando eles prenderam os sociais-democratas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era social-democrata. Quando eles levaram os sindicalistas, eu não protestei, porque, afinal, eu não era sindicalista. Quando levaram os judeus, eu não protestei, porque, afinal, eu não era judeu. Quando eles me levaram, não havia mais quem protestasse" (atribuído ao ano de 1933).
 
 
Berthold Brecht (1898 – 1956). “Primeiro levaram os negros. Mas não me importei com isso. Eu não era negro. Em seguida levaram os operários. Mas não me importei com isso. Eu não era operário. Depois prenderam os miseráveis. Mas não me importei com isso. Eu não sou miserável. Depois agarraram uns desempregados. Mas como tenho emprego, também não me importei. Agora estão me levando, mas já é tarde. Eu não me importei com ninguém. Ninguém se importa comigo”.
 
 
Mayakowski (1893 - 1930). Na primeira noite eles se aproximam/ e roubam uma flor/ de nosso jardim./ E não dizemos nada./ Na segunda noite, já não se escondem:/ pisam as flores,/ matam nosso cão,/ e não dizemos nada./ Até que um dia,/ o mais frágil deles/ entra sozinho em nossa casa,/ rouba-nos a luz e,/ conhecendo nosso medo,/ arranca-nos a voz da garganta./ E já não podemos dizer nada."
 
 
Martin Luther King (1929-1968) "Todos os homens estão presos em uma inescapável rede de mutualidade, atados em uma única veste do destino. O que afeta diretamente a um, afeta indiretamente a todos. Nunca poderei ser o que devo ser até que você seja o que você deve ser. E você nunca poderá ser o que deve ser, até que eu seja o que devo ser." (interdependência) O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.”(a omissão diante dos problemas alheios). 
 
 
3.     Baseando-nos nessas asserções tecemos comentários sobre as perseguições que as Igrejas Evangélicas Pentecostais fazem ao Candoblé e à Umbanda e um magistrado indeferiu a acusação do Promotor de Justiça, alegando que esses cultos não são religião, pois não crêem em um Deus único e não possuem códice escrito.
 
 
4.      Historiando. Em fevereiro de 2014, a Associação Nacional de Mídia Afro entrou com uma ação na Justiça Federal, pedindo para a que empresa GOOGLE retirasse do YOUTUBE, manifestações de algumas Igrejas Evangélicas Pentecostais, que, no entender dela, denegriam os cultos afro-brasileiros, como o Candomblé e a Umbanda. Essa ação foi examinada pela 17ª Vara Federal do Rio de Janeiro e o Meretíssimo DR Juiz Eugênio Rosa de Andrade indeferiu a proposta, alegando que os cultos achincalhados pelas Igrejas Evangélicas Pentecostais não se constituem em religião por não adorarem um Deus único e não terem um códice.
 
 
5.     “Data Venia”, o preclaro magistrado agiu ou facciosamente ou demonstrou conhecimentos mínimos de Filosofia da Religião e de Sociologia da Religião.
 
 
6.       Sabemos que essas duas matérias não fazem parte dos currículos das escolas de Direito, mas, quem ocupa cargo tão elevado no Judiciário não pode ignorar conhecimentos mínimos delas. Cultura Geral é exigida de quem julga, condena ou absolve.
 
 
7.     O Meritissimo Juiz exclui as religiões politeístas e por não terem códices escritos da categoria de religião. Códice é a reunião de prescrições, ordenanças, interdições, rituais, paramentos, visando a unir o profano ao Sagrado. Esses códices podem ser escritos ou orais.
 
 
8.      Nas culturas que já possuem a escrita, os códices são escritos por escribas ou sacerdotes e somente por esses lidos ao povo analfabeto, que os assimila oralmente. Por isso, eles são cheios de parábolas e histórias didáticas, a fim de melhor assimilação oral. As culturas, que não tem linguagem escrita, os elaboram oralmente e dessa maneira o transmitem ao povo.
 
 
9.     Portanto, “com a devida vênia”, não há diferença na maneira de difundir esses códices ao povo analfabeto, quer nas culturas que possuem linguagem escrita, quer nas outras. A alfabetização popular é historicamente coisa recente e também não universal. Grande parte da humanidade é ainda analfabeta, semi-analfabeta ou analfabeta funcional.
 
 
10.   “Peço Vênia”, mas negar que o politeísmo e a tradição oral não constituem religião ou é facciosismo ou crassa ignorância de Filosofia da Religião e de Sociologia da Religião.
 
 
11.   O Procurador da República, Dr. Jaime Mitropoulos, do Ministério Público Federal, recorreu da decisão. Supomos que uma sentença baseada em fundamentos suspeitos deve ser anulada por instâncias superiores.
 
 
Rio de Janeiro, 21 de maio de 2014
Victor Leonardo da Silva Chaves
Médico – Psiquiatra CRM-RJ 52-12223-0 RQE 4215
Licenciatura Plena em Filosofia
 
 
Embora religião não seja preocupação de todos,
a “precaução” sempre será bem-vinda.
Nosso futuro agradece.
 
 
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário