Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos, porque a história de nossos políticos pode causar deficiência moral irreversível.
Este espaço se resume
, principalmente, à vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem
punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que
engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida
pública.


OPINIÕES PESSOAIS

terça-feira, 4 de março de 2014

Carnaval - sua origem (Porque o Brasil é o país do Carnaval)


 
 
Para comemorar o Carnaval,
aqui vai a origem desta festança.
Publicado antes em:
 
 
 
 
O carnaval foi CONSTRUÇÃO do Estado Novo 
 
Com o fim da monarquia, o Brasil entrou em  crise de identidade.  A fidelidade ao imperador dava um traço de união a um país com realidades regionais completamente diferentes.  
 
Em l930, Getúlio Vargas assumiu o poder numa revolução que prometia renovação nacional e assumiu cunhos fascistas em l937.   Nesse tempo, tratou de tentar construir uma identidade nacional para um país marcado pelo federalismo e pelas disparidades (quando não antagonismos) regionais.  
 
O samba era um estilo da Bahia  que havia se implantado com sucesso no Rio de Janeiro e começava a ficar conhecido no restante do país por meio do rádio, que chegou  aqui em l922 – originalmente, uma música irreverente que satirizava os poderosos e exaltava a malandragem.  Era também pouco nacionalista.  Os grupos de samba costumavam ter sessões de sopro inspiradas no jaz norte-americano.  
 
Quando o samba se tornou a música mais popular da capital da República, o governo tratou de enquadrá-lo: sambas com apologia ao crime e à malandragem  foram censurados.  Quando o carnaval era uma festa caótica onde uma das maiores diversões era atirar água (ou outros líquidos) uns nos outros.  O samba não era o ritmo favorito: nos bailes, predominavam as polcas, valsas e tangos.  Nos cordões, ranchos e sociedades carnavalescas e marchinhas dividiam o espaço com modas e maxixes.
 
A primeira escola de samba, a Deixa Falar, foi fundada em agosto de 1928, no bairro de Estácio de Sá, no Rio de Janeiro.  Em l932,  os desfiles se tornaram oficiais e, no ano seguinte,  já recebiam auxílio financeiro da prefeitura.  O regulamento tornava obrigatória a ala das baianas e proibia instrumentos de sopro, considerados influência estrangeira.  Em l937, com a ditadura do Estado Novo, o tema foi restrito a edificantes celebrações da história e cultura do Brasil.  
 
“A tradição” carnavalesca do Rio de Janeiro surgiu
à base da canetada. 
(Aventuras na HISTÓRIA )
 
***
 
No artigo acima, que não saiu na revista Veja, lemos algumas palavras que nos lembram nossa vergonhosa atualidade:  PROMESSAS – EXALTAÇÃO – MALANDRAGEM – CENSURA – OBRIGATORIEDADE – DITADURA – RESTRIÇÃO – CELEBRAÇÕES – CULTURA NO BRASIL.
 

Carnaval é uma festança que, pelo jeito, sempre será
atual no Brasil, o considerado país do Carnaval
 
 
Agora, só nos resta "sambar".
 
 
 
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário