Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos, porque a história de nossos políticos pode causar deficiência moral irreversível.
Este espaço se resume
, principalmente, à vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem
punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que
engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida
pública.


OPINIÕES PESSOAIS

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

EXCRACHO, UMA LIÇÃO PARAQUAIA.

 
Recebido por email

 
 VIVA EL PARAGUAY! POVO CRIOU O MOVIMENTO ESCRACHES
CONTRA CORRUPTOS
 - 31.01.14 -
 
VIVA EL PARAGUAY!
 
Sabe aquele nosso vizinho ao qual costumamos  nos referir pejorativamente, como território da muamba, dos produtos falsificados, do contrabando sem controle, das sacoleiras e da famosa - la garantia soy yo? Sim, aquele pequeno país de 6,5 milhões de habitantes, terra do guarani e das guarânias harpejadas, do ex-bispo e ex-presidente Lugo que tinha filhos não assumidos  pelo país afora, Paraguai que um dia no passado já estivemos em guerra e que hoje compartilhamos a energia de Itaipu. Pois é, os paraguaios estão dando lições de cidadania, civismo, ética e abriram guerra à impunidade de políticos corruptos. Na América “latrina”, região do planeta onde os exemplos de democracia são péssimos, sopra de lá em nossa direção, algo mais que uma frente fria e uísque falsificado.



Uma frente de esperança e uma idéia brilhante!


Na semana passada (isso foi em janeiro!), embalados pelas redes sociais(*), a sociedade civil  paraguaia decidiu iniciar um inédito protesto.

 

Explico melhor, 23 congressistas, votaram contra a perda de imunidade do senador Victor Borgado, que foi denunciado pela justiça por contratar com dinheiro público, a babá dos seus filhos. Até aí nada de diferente do que estamos acostumados por aqui. Já pagamos coisa muito pior, como: pensão para filho de amante de deputado, mesada para parlamentares votarem com o governo - o mensalão, despesas ilimitadas com cartão de crédito para família de presidente, gasolina de helicóptero que traficava

cocaína, tapioca para ministro, passagens aéreas para congressistas viajarem de férias, caronas para sogra  de  governador, para amiga de presidente e otras cositas mas.

 


De diferente mesmo foi o desfecho do caso da “babá de ouro”, como ficou conhecido o episódio do senador Borgado. Pelas redes sociais os paraguaios começaram uma onda de protestos bem humorados. Através  do Facebook e de um aplicativo de celular chamado,” Quem eu escracho?” com fotos e detalhes dos lugares frequentados pelos 23, o que ajudava a identificá-los, começou a perseguição.
O rastilho desse movimento  multiplicou-se levando ao enxotamento dos congressista de ambientes aos gritos de “fora ladrão!” A irada expulsão de uma  senadora, do salão de beleza Rommy, frequentado pelas moças e senhoras da alta sociedade de Assunção foi o estopim. Aos berros e xingamentos ela foi enxotada do local, com o cabelo  ainda coberto de tintura e o rosto recheado de  creme. O movimento chamado de “escraches”- ou seja xingamentos e gritaria diante dos políticos, se ampliou. Mais de 200 estabelecimentos comerciais  aderiram, de pet shop a Pizza Hut, e proibiram a entrada dos congressistas que protegeram o coleguinha. Lojas, bares, restaurantes, supermercados, cinemas, frentistas, taxistas, médicos e até hospitais resolveram não oferecer mais seus serviços aos  políticos, que votaram contra a perda de imunidade do senador corrupto.  A vida desses nobres parlamentares virou um inferno.

Execrados quando estavam fora de casa ou do Congresso, eles tiveram que ceder. Voltaram atrás e acabaram com a imunidade parlamentar do senador da babá de ouro. Bingo! Políticos corruptos 0 x 10 povo paraguaio. O ovo de Colombo  já estava de pé!
“- A partir desse episódio, temos meios para combater a corrupção, disse Derlis Peralta, um dos organizadores do movimento via Facebook.
A vida deles jamais será a mesma”.

Acabou, pelo menos no Paraguai, aquela sensação de impotência de se sentir, roubado, enganado, e ainda ver nossos algozes rindo por baixo dos bigodes e cabelos pintados, no maior cinismo. Lembro que o Paraguai não tem mar, imaginem por aqui um “achincalhe” geral nas praias frequentadas  pelos corruptos?
 
Sugiro, nós  “contrabandearmos”   a idéia original de lá, sem “falsificá-la”. Hoje na corrida contra a corrupção, somos o cavalo paraguaio. Viva el Paraguay!

 
(*) Parece que os paraguaios levam as redes sociais mais a sério que no Brasi, que ainda não descobriu que os FEICIBUQUIS  servem para muito mais do que para mostrar suas lindas (muitas vezes, nem tão lindas assim!) caras de tacho ou falar da sua cor preferida de esmalte ou baton.
 
 
 
AINDA NÃO FOI CONFERIDO  SE TAL ÍNFORMAÇÃO É VERÍDICA, POR NÃO CONSTAR DE SITE ALGUM, CASO NÃO SEJA, O QUE É IMPROVÁVEL, A IDEIA É BASTANTE SUGESTIVA.
 INCRÍVEL É NENHUM JORNAL AO MENOS NO RIO DE JANEIRO TER COMENTADO ESSE ASSUNTO!
QUAL SERÁ O MOTIVO?
 
 
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário